História da Cidade

A cidade era habitada primitivamente pelos índios Botocudos, por volta do ano de 1917. O fazendeiro José Marinho da Rocha, atraído pela fertilidade das terras e pela existência do córrego Canabrava, aí se fixou com o plantio da cana-de-açúcar, logo seguido por outros. A intensa produção determinou o surgimento dos vários engenhos e em poucos anos já existia até um povoado denominado Lagoa da Tabua.
João José Ribeiro foi denominado administrador em 9 de março de 1937. Muitas tentativas foram feitas para que o distrito fosse municipalizado, porém a área e a população era pequena para que essa ocorresse. Houve a possibilidade de unir a vila Lagoa da Tabua a área onde hoje é o município de Cordeiros, mas não era o que os administradores daquela época queriam, pois o local deixaria de ser distrito de Condeúba.
Para que Piripá fosse emancipada, o município de Tremedal cedeu parte de seu território, e em 31 de Julho de 1962, Piripá teve seu primeiro prefeito formado independente, Beijamim Castro.  Hoje, a nossa amada cidade é administrada por Flávio Oliveira Rocha.

SIGNIFICADO DO NOME

Piripá- originário do Tupy Guarani- Piri=Lagoa, YPÁ=TABUA, da síntese destes dois vocábulos surgiu Piripá, que quer dizer lagoa das tabuas.

Da Gênese desta cidade, não se tem  registro; o que se sabe sobre a mesma é através de histórias repassadas através das gerações. Piripá nasceu por volta dos anos 1850 a 1860 com o nome CABEÇA DA VACA.

Bandeira                                              Brasão

Fundação31 de julho de 1962
Gentílicopiripaense
Prefeito(a)Flávio Oliveira Rocha (2017-2020) (PTB)